segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sociopatia e psicopatia: veja as distinções entre uma e outra e esclareça suas dúvidas

Atualmente vivemos em uma sociedade repleta de inseguranças e incertezas quando o assunto é a mentalidade e o comportamento das pessoas. Em diversas situações passamos despercebidamente por dois elementos fundamentais dentro do universo da psicologia: a sociopatia e a psicopatia.
Sabemos que ambas se tratam de doenças psíquicas e que suas definições nos geram dúvidas constantes.  Portanto, vamos clarear nossas mentes identificando as diferenças entre elas:
Primeiramente a sociopatia está diretamente ligada à sociedade; o sociopata contém aversão pelos deveres sociais, não tem nenhuma consideração pelos sentimentos alheios, não tem empatia com os demais e possui um egocentrismo extremamente patológico. O indivíduo que apresenta esse problema costuma fingir arrependimento quando seu plano ou atitude maldosa é descoberta. As chances de um sociopata se redimir de seus erros são inexistentes. O mesmo tem capacidade de transmitir uma simpatia aparentemente verdadeira para as outras pessoas, além de ter uma inteligência normal ou acima do estimado.
Já o psicopata, por sua vez, não apresenta constrangimento ou timidez em uma situação embaraçosa. Ele não sente remorso e nem arrependimento. Isso significa que para esse indivíduo não existe correção; sua arte está no ardil, fingimento, ilusionismo e na dissimulação. O psicopata é absolutamente resistente aos fatores negativos, tais como: castigos, agressões físicas e psicológicas, penalidades e entre outros.  O mesmo é capaz de violar regras impostas pela sociedade, mas não todas simultaneamente, pois se ele age dessa forma, as chances de ele ser descoberto são altamente visíveis. Já em caso de assassinato, o psicopata pode praticar um homicídio apenas por truculência, sem nenhum remorso ou sentimento de culpa.
Para um entendimento claro e sucinto, portanto, um sociopata despreza todo um fator social, enquanto um psicopata viola regras impostas pela sociedade, embora não carregue nenhum sentimento de repulsa sobre ela.

Fonte: Site Yahoo

Por Gustavo Aquino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário